6 DICAS PARA VOCÊ ORGANIZAR E MANTER OS SEUS HÁBITOS DO DIA A DIA

 

A maioria das pessoas encontram dificuldade em conseguir manter os hábitos no dia a dia, criar uma rotina no papel e seguir à risca o que está anotado, se servir de consolo, um aviso: você não é a única! Alguns hábitos simples, como beber pelo menos 2 litros de água diariamente, são esquecidos diante da quantidade de tarefas que temos durante o dia. Eu anoto a quantidade de copos que tomo por dia, porque de cabeça, meu amor, eu não lembro mesmo.

Há algum tempo adquiri alguns hábitos que me ajudam a manter o dia em ordem, assim venho diminuindo aquela sensação de que não estava cumprindo aquilo que tinha que fazer. Pensando nisso, resolvi compartilhar uma lista com os hábitos que tenho para me organizar durante o dia, olha só:

1. Prioridades

Todos os dias de manhã, penso nas prioridades que tenho para o dia. O que é prioridade para mim, pode não ser para você. Para você é importante ir à academia todos os dias? Todos os dias eu planejo ir à noite para academia, nem sempre consigo ir, mas está lá na agenda. Arrumar a casa? Eu sou muito chata com a minha casa, a primeira coisa que faço quando acordo é arrumar a cama, se saio para o trabalho e deixo desarrumada, fico incomodada o dia todo, gosto de tudo organizado sempre, nada de louça na pia, cesto de roupa suja não pode estar lotado, os lixos devem ser tirados todos os dias, e por aí vai. Ler também é importante? Eu amo ler (romance, crônicas, livros de ficção, motivacional, de administração, religioso), anotei como meta para 2018 ler pelo menos 10 livros, confesso que a internet (Instagram) me atrapalha muito em relação a isso, quando sobra um tempinho livre eu já estou com o celular na mão e se pudesse ficaria horas e horas.

2. Planeje somente o que estiver em seu alcance

Gente, não adianta sair anotando mil coisas, se não vai ter tempo de realizar nem a metade, afinal o dia tem apenas 24 horas, sendo que precisamos de pelo menos 8 horas de sono (meu sonho), eu não consigo dormir 8 horas por dia, mas tento dormir pelo menos 6 horas. Leve em consideração o tempo que fica no seu trabalho, na faculdade, nada de querer abraçar o mundo e misturar as atividades, assim como bebida, pode dar ressaca haha.

3. Faça um checklist do seu dia

Num caderno, numa agenda ou planner, faça uma espécie de lista de verificações. É bem simples: você vai fazer uma lista de tudo que precisa fazer no dia e ao final do dia, ou na medida que for realizando as tarefas, marque um x em tudo que conseguiu cumprir.

Tenho o costume de fazer isso em duas agendas:

– no meu planner, listando meus compromissos pessoais, academia, marcação de consultas, aniversários, lembretes de compras, horário no salão, etc.; e

– na minha agenda do trabalho, anotando tudo que tenho que realizar no dia.

É legal porque eu tenho uma visão clara de tudo que consegui fazer no dia, e o que não consegui fazer eu já passo para o dia seguinte, até cumprir o planejado.

4. Deixe de lado o que te distrai

Para algumas pessoas é muito difícil manter o foco nas atividades do dia, nas tarefas do trabalho, nos estudos, nas leituras, ignorando tudo aquilo que te distrai, como falei anteriormente, a internet me distrai muito na leitura dos meus livros (e em outras atividades também), o NETFLIX me prende muito quando estou em casa sem fazer “nada”, tento melhorar isso, é difícil, mas não é impossível.

Perder muito tempo com entretenimento pode te impedir de focar em todas as coisas que você planejou fazer.

5. Programe mentalmente antes de dormir o seu dia seguinte

Ter em mente o que você precisa cumprir no dia seguinte ajuda você a começar o dia sem perder tempo pensando no que deve ser feito. Assim, você já acorda com uma ideia em mente de como vai ser o seu dia, sabendo o que precisa fazer, como precisa fazer…e na primeira hora do dia anote e comece a cumprir.

6. Leia sobre o assunto

Existem vários livros que ajudam a entender melhor sobre como criar hábitos, mantê-los (tarefa não muito fácil) e melhorar a sua produtividade no dia, sem procrastinação. Li recentemente o livro “O PODER DA AÇÃO”, que me ajudou bastante.

É isso! Espero que tenham gostado das dicas, quis compartilhar com vocês, pois esses hábitos me ajudam muito a manter o dia, a semana, o mês, o ano, organizados, não estou dizendo que sou uma pessoa perfeita em realizar minhas tarefas, como todo mundo, tenho minhas desculpinhas, preguiça, já fiquei horas pensando em tudo o que tinha para fazer, mas não fiz nada, nem todos os dias consigo “zerar” minhas tarefas, na maioria dos dias sim, mas tento fazer o que tem que ser feito e melhorar meus hábitos cada vez mais.

E aí? Pronta para começar sua lista? Espero ter ajudado de alguma forma. Beijos, Joyce.

 

 

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *